- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
Modernização Administrativa
Categories
Casa do Cidadão ( 4 Files )
A “Casa do Cidadão” é na sua essência uma entidade de atendimento (EA), onde o utente, cidadão ou empresa, encontra os principais serviços que habitualmente necessita. Os serviços públicos da nova geração são prestados pelos canais presencial, voz e web por uma entidade que conhece com prontidão as necessidades do cidadão e, tem uma percepção unificada da administração pública.
Missão
· Facilitar o relacionamento entre o Estado, no cumprimento das suas Obrigações e o Cidadão, no usufruto dos seus Direitos, de forma simplificada, segura e conveniente proporcionando uma racionalização e uma gestão integrada e articulada de sistemas de informação.
Visão
· Os serviços públicos são prestados presencialmente por uma única entidade de atendimento, que conhece bem o utente e responde com prontidão às suas necessidades, permitindo-lhe ter uma percepção unificada da administração pública.
Esta prestação de serviços está assente nos seguintes pressupostos principais:
1. Foco no cidadão: O cidadão está no centro do modelo (citizen-centric) e passa a ser o alvo das atenções. A entidade de atendimento preocupa-se em maximizar a sua satisfação.
2. Transversalidade: A prestação de serviços na Casa do Cidadão é transversal em relação às orgânicas existentes nas diversas entidades da Administração Pública, existindo um único atendimento para diferentes serviços públicos.
A elaboração dos serviços da Casa do Cidadão está assente nos eventos da vida do cidadão.
• Nascimento
• Identificação
• Automóvel & circulação
• Habitação & Imóveis
• Certidões (efeitos externos)
• Responsabilidades periódicas e pagamentos
Nascimento: todos os serviços associados a este evento são prestados com uma único expediente integrado (uma só deslocação) e os “deliverables” entregues na hora:
Registo nascimento/perfilhação
Actualização documentos identificação
Inscrição como beneficiário no sistema PS
Requerimento de abonos
Actualização no cadastro de contribuinte
IC – Identificação, documentos pessoais
Bilhete de identidade
Passaporte
Cartão de segurança social
Cartão de contribuinte fiscal
Cartão de residência para estrangeiros
Prevê-se um espaço de recolha técnica de elementos de identificação pessoal e dados biométricos.
I_ – Eventos Certidões
A CC caracteriza-se pela integração sistémica de dados com clara vantagem de consultas rápidas. Por isso, internamente na CC e na AP as certidões são substituídas por consultas certificadas electronicamente
Os produtos deste evento só servirão para despoletar serviços privados ou externas às entidades directamente vinculadas na CC. As certidões serão comprovativos de:
IC – Evento DUA
• Situação pessoal – nascimento, casamento, óbito e vida
• Situação criminal (quando nada consta)
• Situação fiscal
• Direitos de propriedade – matricial, aforamento, predial, automóvel
Concebido para atender de forma integrada duas fases fundamentais da vida do automóvel e do condutor e para a emissão de um único documento que integra o título de propriedade e o livrete. Envolve três instituições: Alfândegas, DGTR e DGRNI
IC – Evento obrigações periódicas
Potencia os avanços já alcançados nos SI fiscais permitindo e facilitando o cumprimento das obrigações fiscais periódicas do cidadão, suportando num sistema de pagamentos electrónicos inserido no portal em desenvolvimento com a parceria da SISP.
O evento irá facilitar:
• A regularização de dívidas fiscais
• Regularização do Imposto Único sobre o Património
• Regularização do Imposto de Circulação Automóvel
• Outros pagamentos de taxas
A Casa do Cidadão facilita a vida das empresas e contribui para aumentar a competitividade do país.
E & N - Eventos
• Informação Orientada
• Aprovações prévias
• Formalização de empresas (empresa no hora)
• Responsabilidades periódicas
• Licenciamento de actividades
• Alteração de actividades
E&N – Empresa no Dia
É o mais importante e o mais complexo e altera radicalmente toda a actividade de criação de empresas com a integração de serviços e simplificação de procedimentos. Envolve seis orgânicas: legal – DGRNI e CI; Fiscal – DGCI; Social – DGT, IGT e INPS – Câmaras de Comércio
E&N – licenciamento de actividades
• As empresas de serviço não necessitam de licenciamento de actividade. Só servem para as empresas que não são de serviço – empresas comerciais a retalho e a grosso
E&N – alteração de actividades
• Para facilitar as Empresas Comerciais de retalho e a grosso nas alterações frequentes das suas actividades. Envolve sete tipos de alterações: Renovação, Mudança de Gerentes, Abertura de Filial, Alargamento da actividade, Trespasse, Suspensão temporária e Encerramento definitivo
E&N – Evento responsabilidades periódicas
• Potencia os avanços já alcançados no desenvolvimento e integração das bases de dados permitindo e facilitando o cumprimento das obrigações periódicas da empresa, num único balcão. Estão previstos os seguintes pagamentos:
IVA, IUR, FORO, IUP, Taxa de Saneamento, SEGURO de Bens Imóveis e de Automóveis, Imposto de circulação Automóvel, Remessa de descontos ao INPS,
E&N – Evento Aprovações Prévias
• Evento de grande procura pelo se prevê oferecer aos Investidores Externos a possibilidade de obterem o Estatuto de Investidor Externo na Casa do Cidadão
E&N – Evento Informações Gerais
• Evento de grande procura quer pelo investidor externo quer pelo operador nacional onde se prevê oferecer informações gerais orientadas, sistematizadas e de aconselhamento ao empresário.
Em apenas um ano de funcionamento a Casa do Cidadão promoveu a modernização e simplificação dos serviços burocráticos, ao simplificar e integrar orgânicas de vários departamentos estatais, com sensíveis resultados de qualidade para o utente.
Os meios electrónicos utilizados na Casa do Cidadão permitiram que os processos administrativos ficassem mais expeditos e um utente ou um cidadão, ou ainda qualquer empresa, neste momento, pode encontrar os serviços de que necessita, de forma conjunta.
As Estruturas da Casa do Cidadão
Cidade da Praia; Ilha do Sal e, brevemente, Ilha de São Vicente.
Os Balcões No País:
Direcção de Formação e Qualificação de Quadros - Praia; Escola Secundária Abílio Duarte – Palmarejo; Escola Secundária de Chão Bom – Tarrafal; Fogo; Brava (Inaugurada a 24 de Junho último).
Na diáspora: Embaixada de Cabo Verde em Lisboa; Loja do Cidadão, Odivelas; Loja do Cidadão, Faro; Consulado Geral de Cabo Verde em Boston; Embaixada de Cabo Verde em Paris; Embaixada de Cabo Verde em Roma; Consulado Geral de Cabo Verde em Roterdão.
Brevemente: São Tomé e Príncipe; Angola; e Senegal.
Os Serviços prestados no Atendimento Remoto (Canal Voz) – Service Center 002008 são: Informações / Esclarecimento/ Apoio;
Através de e-mail: informações sobre todos os assuntos ligados à Administração Pública; Elaboração de campanhas sazonais; Registo no Portal Portondinosilha; Controle de sugestões, reclamações e pedidos de informação; Controle de LOGS de Pagamento.
A partir do Portal http://www.portondinosilha.cv/ (Canal Web) e estando registado pode-se obter (sem ter que se dirigir a nenhum posto específico): Certidões online (Nascimento, Casamento, Perfilhação, Dívida Fiscal); Declaração de NIF; Certificado de Admissibilidade de Firma / Expressão de Fantasia (para a obtenção de um nome pré aprovado para a criação da sua empresa); Formulários e Pagamentos Electrónicos; Consulta à conta corrente junto à Direcção Geral das Contribuições e Impostos.
Próximas etapas
- Expansão da Casa do Cidadão a todo território nacional e resto da diáspora e autenticação no portal.
- Continuação do desenvolvimento de novos produtos da Casa do Cidadão (registo criminal, registo predial e licenciamentos)
Áreas de interesse/Veja também:
Indicadores do Doing Business
Prémio Boas práticas na Administração Pública
Livro de reclamações e sugestões