- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
Legislativo
A vontade em construir um Estado forte, capaz de desempenhar uma importante função no mundo e mais propriamente no Atlântico médio, tem sido expresso por todos os governos cabo-verdianos desde a independência.
Contudo, para que Cabo Verde possa assumir este papel terá primeiro que se organizar internamente, para que depois possa contribuir com excelência na criação de uma África, um Atlântico e no geral um mundo melhor, mais justo e solidário. E essa organização, passa por encetar processos de reformas internas que possam adequar todas as instituições internas às demais instâncias internacionais que com elas cooperam.
Neste sentido o Parlamento cabo-verdiano como órgão máximo na produção legislativa terá que ser capaz de se reformar e se adequar as demais instâncias na procura de um ganhos efectivos para a sociedade cabo-verdiana bem como para a o mundo no seu todo. Existe uma real necessidade do parlamento tornar mais fácil a o processo legislativo, no que diz respeito a temas de importância maior e, que por motivos constitucionais, têm-se mostrado difíceis de se realizar.
A importância do parlamento em qualquer projecto de reforma estatal é fundamental pois é na casa parlamentar que se produz a legislação mais importante e que enquadra toda a legislação inferior e direccionador da reforma.
Assim sendo, a Reforma do Estado em curso requer uma adequação de todas as estruturas do Estado ao espírito da reforma que se quer e que já está a ser posta em prática. Pensamos ser fundamental a participação da Assembleia Nacional como órgão de soberania que tem a seu cargo o poder legislativo na dinâmica que o Governo tem procurado impor na reformulação do Estado de Cabo Verde. Acreditamos ser imprescindível a colaboração do parlamento nesse processo, pois é ali que toda a sociedade se expressa e se sente representada.
O parlamento para além de ser por excelência o órgão que representa o povo como sede originária do poder, é também o grande sustentáculo do governo e das suas políticas. Portanto o sucesso de uma maior integração de Cabo Verde no mundo estará sempre dependente de um maior interesse do parlamento como instituição chave para o sucesso da Reforma do Estado em curso.