- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
Casa do Cidadão recebe certificação ISO 9001
A Casa do Cidadão recebeu recebeu no dia 15 de Dezembro de 2009 a Certificação ISO 9001, segundo a comunicação da APCER-Associação Portuguesa de Certificação, que considera reunidas as condições necessárias à Certificação do Sistema de Gestão da Casa do Cidadão.
A certificação foi obtida apenas sete meses após a decisão estratégica de implementar um Sistema de Gestão da Qualidade que teve o seu arranque a 13 de Maio de 2009. Com a aprovação da APCER, a partir daquela data a Casa do Cidadão passou a pertencer à rede das instituições credenciadas pela Norma Internacional ISO 9001.
As Normas ISO consistem num conjunto de regras internacionais directamente relacionados com a definição e implementação de sistemas de gestão da qualidade que fornecem orientações para uma organização implementar seu sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com as suas actividades.
Para obter a certificação a organização deve estabelecer, documentar, implementar e manter um Sistema de Gestão da Qualidade e melhorar continuamente a sua eficácia de acordo com os requisitos desta Norma.
O processo para obter a certificação da Casa do Cidadão foi desenvolvido em etapas começando pela sensibilização dos colaboradores com vistas ao máximo engajamento até o processo de candidatura à Certificação pela APCER, a partir da manifestação de interesse; preenchimento de um questionário e envio de toda documentação do seu Sistema de Gestão da Qualidade (Manual da Qualidade, Processos, Procedimentos)
Após a análise da documentação pela APCER, que concluiu que estavam reunidas todas as condições para a aceitação, realizou-se a auditoria de certificação dividida em duas fases:1ª Auditoria Documental (1 dia) e 2ª Auditoria de concessão (2 dias).
Na reunião de encerramento realizada após as auditorias, o auditor fez uma análise genérica do Sistema de Gestão da Qualidade da Casa do Cidadão e apresentou o relatório de Auditoria onde fez questão de ressaltar que a qualidade na Casa do cidadão era evidente, porém eram necessárias desenvolver algumas acções de melhoria correctivas em questões relacionadas com as normas, dada a juventude do sistema.
De imediato procedeu-se à realização das acções propostas pelo auditor e ao seu envio à APCER que concedeu à Casa do Cidadão a Certificação Iso 9001