- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
Empresários e Reforma do Estado discutem estágio profissional no setor de TIC’s.
Após visitar sete empresas do sector de Tecnologia da informação e Comunicação-TIC’s no último dia 18 de Fevereiro, a ministra da Reforma do Estado, Cristina Fontes Lima, juntamente com o secretário de Estado MECC, Humberto Santos de Brito e o representante da Agência Desenvolvimento Empresarial e Inovação-ADEI, Floretino Cardoso, reuniram-se com os empresários do sector para discutir políticas de incentivo ao crescimento empresarial e desenvolvimento de inovações.
Na reunião, a ministra Cristina Fontes Lima ressaltou a evolução do sector nos últimos dois anos. As empresas TIC’s melhoram suas estruturas e ampliaram sua participação actuando em diferentes nichos do mercado. O secretário de Estado Humberto Santos de Brito chamou a atenção para a necessidade das empresas ganharem o mercado nacional, para então definirem uma estratégia conjunta de internacionalização.
O presidente da Associação dos Jovens Empresários-Ajec, Ruy Levy explicou que nos últimos dois anos aconteceram mudanças importantes que permitiram o crescimento das empresas TIC'S. Entre elas a transição de um modelo familiar para o modelo profissional que os empresários de diversos sectores estão fazendo com vistas ao aumento da produtividade o que demanda maior organização e consequente informatização da administração e dos serviços.
“Há dois anos o nosso mercado estava em estágio embrionário, faltava profissionais e não havia desenvolvimento de produtos. O que observamos hoje é que houve uma evolução e o Estado teve um papel fundamental através do NOSI, na formação dos profissionais que hoje estão no mercado”, referiu o presidente da AJEC.
A formação de mais profissionais é uma das propostas amplamente discutidas. Segundo o represetntante da ADEI está a ser negociado um programa de estágios para os jovens recém formados nas empresas que fazem desenvolvimento de sistemas, com vistas a maior capacitação e especialização, e posterior aproveitamento. "O estágio é uma porta para a contratação efectiva de acordo com o desempenho." frisou.
Actualmente as empresas TIC’s têm em média 15 funcionários e contratam eventuais absorvendo, em média, 30 profissionais.
Durante a visita a ministra fez-se acompanhar,ainda, pelo representante do Centro de Políticas Estratégicas, Manuel Pinheiro, pelo Director do NOSI, Jorge Lopes, pelo presidente da AJEC, Rui Levy e pelo presidente da Ordem dos Engenheiros de Cabo Verde, João Ramos.