- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
Casa do Cidadão Móvel cria primeira Empresa no Dia
"A criação da primeira Empresa no Dia pela Casa do Cidadão Móvel constitui para nós um motivo de grande orgulho. Agora podemos afirmar que a Administração Pública cabo-verdiana está mais próximo dos cidadãos e das empresas, como é aliás o nosso lema", afirma.
A empresa de canalização, Caneves, Sociedade Unipessoal Lda, foi constituída às 12:25mn de quinta-feira, no concelho do Tarrafal. O processo decorreu com toda a normalidade, o que prova o bom funcionamento da unidade móvel, que tem passado por todos os concelhos da ilha.
Na sexta-feira, dia 19 de Março, outra empresa foi criada em Santa Cruz, a Oficina MDM Neny, Sociedade Unipessoal Lda, pelas 12:10mn.
Para a atendedora Ricardina Lopes, que formalizou o processo a operação foi um teste muito bem sucedido. "conseguimos levar o processo até ao fim sem problemas, apesar de estarmos no interior da ilha", explica.
A atendedora, que tem acompanhado a Casa do Cidadão Móvel acrescenta ainda que a unidade já tem mais quatro processos de criação de empresa, com certificado de admissibilidade aprovado, a serem constituídas em próximas deslocações pela ilha de Santiago.
O novo empresário, Adelson Messias Neves, realça a importância do serviço Empresa no Dia, para reduzir a burocracia e o tempo gasto na constituição de uma empresa.
"O processo de criação de empresa no dia é extremamente benéfico para jovens empresários. A Casa Cidadão está de parabéns por esta iniciativa. Para mim representou a realização de um sonho, pois é uma ideia que acalento desde que fiz a minha formação na Escola Técnica de Assomada".
De acordo com a gestora, a unidade móvel da Casa do Cidadão tem funcionado em pleno, tendo emitido durante o mês de Março, 90 certidões de Nascimento para efeito de matrícula, no concelho da Ribeira Grande de Santiago.
A instituição está agora num processo de busca de financiamento para aquisição de mais unidades móveis, com vista a alargar o serviço a outras ilhas.
A Casa do Cidadão pretende ainda levar a cabo, já em finais de Março e durante o mês de Abril, uma ampla campanha nos órgãos de comunicação para divulgação dos serviços da Casa do Cidadão Móvel, e estudar juntamente com as autarquias a possibilidade de adicionar outros serviços à unidade.