- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
Ilha de São Nicolau ganha dois balcões da CC
A Casa do Cidadão inaugurou, no último final de semana, dois balcões de atendimento na Ilha de São Nicolau.
O primeiro balcão foi inaugurado na segunda-feira, dia 17 de Maio, em Ribeira Brava em cerimónia presidida pela Ministra da Reforma do Estado, Cristina Fontes Lima. O balcão foi instalado no espaço do Gabinete de Apoio ao Imigrante.
Já no concelho do Tarrafal, o balcão instalado no edifício da Câmara Municipal foi inaugurado terça-feira, 18. As novas estruturas foram criadas no âmbito do protocolo de nível de serviço que a Casa do Cidadão já mantém com algumas câmaras municipais. Os serviços serão assegurados por dois técnicos que receberam formação na cidade da Praia.
A partir de agora os são nicolenses já poderão dispor de toda a rapidez e qualidade dos serviços disponibilizados pela iCasa do Cidadão, como sendo a requisição de certidões online, casamentos, perfilhação, criação de empresa no dia, entre outros.
De acordo com a gestora Maria de Lourdes Barros, a Casa do Cidadão foi institucionalizada com objectivo de se estabelecer uma nova forma de relacionamento entre a Administração Pública, os cidadãos e as empresas no acesso aos serviços de nova geração.
"Temos afirmado em diversas ocasiões, que esta nova forma de atendimento deve ser espalhada para toda a administração pública, através de parcerias com outras instituições para a disponibilização de serviços da Casa do Cidadão, com os mesmos padrões de qualidade do atendimento. O plano estratégico e de expansão da casa do cidadão, é claro ao estabelecer o desafio de aproximar cada vez mais os serviços da reforma da administração às populações alvos destas medidas, lá onde eles estiverem", salientou.
Os acordos de Nível de Serviço permitem à Casa do Cidadão levar os seus serviços as autarquias, numa parceria que prevê a concessão do espaço por parte das Câmaras para a instalação do balcão.
Em Junho a instituição pretende também expandir os seus serviços aos concelhos de Santa Catarina e Mosteiros, no Fogo, e aos concelhos de São Domingos e São Lourenço dos Órgãos na ilha de Santiago, aproveitando a inauguração das estruturas de notariado e identificação nos referidos concelhos.
De acordo com a gestora Maria de Lurdes Barros, "a Casa do Cidadão está aberta a parcerias com mais autarquias de forma a poder de facto levar os nossos serviços até aos cidadãos. Todas as câmaras que estejam ligados na rede de estado podem ter um balcão nosso" convida.