- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
Agência e operadores econômicos debatem regulação em Cabo Verde
O Relatório Executivo da Regulação em Cabo Verde foi um dos documentos apresentados durante o Atelier de socialização e Validação dos Produtos da Regulação em Cabo Verde, realizado no 21 de Julho, para discutir a caracterização do estado da regulação em Cabo Verde e a apresentação da Proposta de Lei sobre as Entidades Reguladoras, dentre outros temas que foram debatidos com a particiapação dos principais intervenientes do sector. A abertura do evento foi presidida pela Ministra da Reforma do Estado e da Defesa Nacional, Cristina Fontes Lima.
Iniciativa da UCRE, Unidade de Coordenação da Reforma do Estado, e do Ministério do Turismo, Indústria e Energia, com o apoio do Sistema das Nações Unidas, o atelier promoveu a discussão alargada com os parceiros chaves no processo de regulação, procurando alcançar consensos mais alargados possíveis entre os diferentes sectores.
Com a entrada de Cabo Verde na Organização Mundial do Comércio (OMC) e, com o projecto de transformação económica do país, o Governo tem procurado cada vez mais criar as condições propícias para o real desenvolvimento da sua economia e a promoção de um ambiente de negócios mais favorável aos investidores, sem contudo, fazer com que sejam os consumidores a pagar os efeitos negativos próprios dos mercados de concorrência.
Neste sentido, o Governo tem efectuado todos os esforços no sentido fazer com que Cabo Verde cumpra todos os princípios, regras e acordos reguladores das economias pertencentes a OMC, donde se destaca o forte investimento feito na questão da regulação, vista como sendo fundamental para o pleno funcionamento da economia de mercado.
Segundo as Linhas Gerais da Reforma do Estado é fundamental a criação de consensos alargados e acções que se prolonguem para além de uma legislatura, no quadro de uma visão clara sobre o Estado que se quer para o país. "Esta visão aponta para um Estado moderno, mais eficaz, mais competitivo, com mais segurança, melhor justiça e maior sustentabilidade", sublinha a Ministra.