- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
Boa governação reforça transparência
O Índice de Percepção da Corrupção CPI -2010, divulgado nesta terça-feira dia 25, em Berlim pela ONG Transparency International, revela que Cabo Verde avançou mais uma posição em relação a 2009 e duas posições em relação a 2008, passando de 47 (em 2008) para de 46 (em 2009) para 45, mantendo-se em terceira colocação entre os países da África Subsaariana.
O CPI se baseia em 13 pesquisas independentes e classifica os 178 países avaliados em uma escala de 10 (altamente limpo) para 0 (muito corrupto). Cabo Verde obteve a pontuação 5.1 ficando atrás apenas das Ilhas Maurícias e Botswana, na classificação regional.
Embora os resultados deste ano estejam sob forte influência da ausência de vários países, a posição de Cabo Verde, se mantém entre os melhores colocados uma vez que, dos 178 países avaliados no ranking de 2010, 75% não obteve nota superior a 5.
O ranking da TI mede a percepção de corrupção nos sectores públicos dos países, a partir de avaliações de fontes como fundações, ONGs, centros de estudos e bancos de desenvolvimento. "Os resultados mostram que são necessários esforços significativamente maiores para fortalecer a governança no mundo", disse em comunicado Huguette Labelle, presidente da Transparência Internacional.
Em Cabo Verde, os esforços no âmbito do reforço da transparência são prioridades da Agenda da Reforma do Estado. Refira-se que várias medidas, como a consolidação da governação electrónica, as reformas financeiras com a introdução do novo regime das aquisições públicas, reforço da regulação e fiscalização, a implementação do plano para combate da corrupção, lei de branqueamento de capital, reformas da segurança e defesa nacional, estão em curso.
Como nos últimos anos, as nações melhor colocadas no TPI (Índice de Percepção da Corrupção 2010) são Dinamarca (9,3), Nova Zelândia (9,3) e Singapura (9,3), enquanto Iraque (1,5), Afeganistão (1,4), Myanmar (1,4) e Somália (1,1) fecham a lista de 178 estados e regiões.
Os países que recuaram neste ranking com relação ao ano passado são República Checa, Grécia, Hungria, Itália, Madagáscar, Níger e Estados Unidos.
Por sua vez, os países que experimentaram melhorias mais significativas nos últimos 12 meses são Butão, Chile, Equador, Macedónia, Gâmbia, Haiti, Jamaica, Kuwait e Catar.