- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
Cabo Verde entre os 87 países livres no Freedom in the World 2011.
No relatório 2011, que analisa 2010, Cabo Verde alcançou a pontuação máxima nos dois critérios avaliados “Direitos Políticos” e “Liberdades Civis”, obtendo a nota máxima corresponde a 1.0, ao lado de países como Filândia e Canadá.
O relatório, elaborado pela Freedom House - uma organização independente de vigilância que apóia a mudança democrática, monitora a situação da liberdade em todo o mundo, e os defensores da democracia e dos direitos humanos - é publicado anualmente desde 1972.
O Freedom in the World analisa a capacidade dos indivíduos de exercerem os seus direitos políticos e civis em 194 países e 14 territórios em todo o mundo. A partir da análise de desempenho em indicadores-chave da democracia em 2010, foi atribuído a cada país um status de liberdade - livre, em parte livre, ou não livre - baseado em uma pontuação de 1 a 7.
Entre os PALOPs, apenas Cabo Verde e Portugal tiveram a pontuação máxima de 1.0 nos dois critérios. Em seguida ficaram Brasil e SãoTomé e Príncipe com 2 em Direitos Políticos” e 2 Liberdades Civis. Um país livre é aquele onde há competição política aberta, um clima de respeito pelas liberdades civis e mídia independente.
Guiné-Bissau com 4 e 4 e Moçambique com a nota 4 e 3 são considerados países parcialmente livres, que segundo o Index Freedom, são aqueles em que é relativamente limitado o exercícios dos direitos políticos e liberdades civis. Estados em parte livres, frequentemente, sofrem de um ambiente de corrupção, há debilidade no cumprimento da lei na solução de conflitos étnicos e religiosos, e um cenário político em que um único partido goza de uma posição dominante, apesar de um certo grau de pluralismo.
Angola foi classificado como não livre com a pontuação 6 para direitos políticos e 5 para liberdades civis. Um país não livre é aquele em que os direitos políticos estão ausentes e a liberdades civis fundamentais são ampla e sistemáticamente negadas.