- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
A mulher cabo-verdiana e o seu papel na construção de uma sociedade de paz
A mulher cabo-verdiana e o seu papel na construção de uma sociedade de paz: 30 anos a comemorar o dia da mulher cabo-verdiana 27/03/1981 – 27/03/2011.
No âmbito das comemorações do mês da mulher e, mais precisamente, o dia das mulheres cabo-verdianas, 27 de Março, a Reforma do Estado não quis ficar a parte de todas as homenagens que as nossas mulheres têm recebido e merecidamente, nos últimos dias.
Na verdade, a mulher cabo-verdiana tem desempenhado um papel fundamental na construção da nação cabo-verdiana que se quer cada vez mais, uma sociedade de paz e de repúdio a violência, de desenvolvimento social e económico, de partilha e de cidadania efectiva.
A imagem que a mulher cabo-verdiana tem vindo todos os dias a mudar, mas a manter a sua essência. Muda-se nas fragilidades, tornando-se uma mulher cada vez mais moderna, competente, factor de qualidade, capaz de assumir as suas responsabilidades, com menos atitudes machistas e cada vez mais consciente do seu papel fundamental na construção nacional. Contudo, ela mantém aquela essência que sempre a caracterizou como sendo o pêndulo da família e logo da sociedade cabo-verdiana. Mãe e chefe de família.
Desta maneira, a Reforma do Estado não pode deixar de evidenciar o papel determinante que o Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade do Género-CIEG, bem como toda sociedade civil, tem desempenhado na promoção da mulher cabo-verdiana, quer a nível da defesa dos seus direitos, como na consciencialização das mesmas para com os seus deveres e para uma maior e melhor participação social e política.
Destaca-se os excelentes ganhos que tem havido, principalmente no que diz respeito a luta contra a violência baseada no género (VBG). A publicação e entrada em vigor da lei contra a VBG e claramente um dos maiores ganhos no respeita a esse aspecto, bem como, a consciencialização da sociedade, homens e mulheres para esta problemática.
A mulher que é mãe, filha, irmã, esposa, amiga, etc., é hoje também, ministra, deputada, presidente de instituições, gestora, futebolista e outros. Cabo Verde tem conhecido ganhos incomensuráveis com a entrada das mulheres para as diversas áreas de actividade do país, o que nos permite perspectivar um futuro cada vez melhor para a mulher e para o país.
O empoderamento das comunidades locais tem passado quase sempre pelo empoderamento das mulheres como criadoras de riqueza material, espiritual e cultural, com repercussão positiva na criação de uma sociedade mais justa, horizontal, homogénea e participativa. Facto que justifica uma continua aposta nesta dinâmica, como forma de promover a cidadania e a participação das comunidades na criação das soluções dos problemas que as afligem e deste modo promover a governação participativa e o princípio da subsidiariedade constitucionalmente reconhecido.
Assim, a Reforma do Estado reconhece e agradece a todas a mulheres cabo-verdianas e residentes em Cabo Verde, pelo seu excelente contributo que têm dado a construção desta nação cada vez mais vencedora.