- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
Qualificação dos Recursos Humanos é desafio para aumento da competividade do País
Melhorar a qualificação dos recursos humanos e aumentar a produtividade, melhorar o acesso ao crédito e o fornecimento de energia. Estes são alguns desafios que Cabo Verde deve superar para aumentar a competitividade na economia global, segundo o Relatório Global de Competitividade 2011-2012, elaborado pelo Fórum Económico.
Com uma pontuação global de 3,8 que vai de 1 a 7 pontos, Cabo Verde está na posição 119, no ranking global. A dimensão dos mercados, interno e externo e o baixo nível de sofisticação dos negócios - capacitação do sector privado - continuam a pesar na nossa avaliação global. Os principais constrangimentos verificados pelo relatório, entre outros, são acesso a crédito e a qualificação dos recursos humanos virada para as necessidades do mercado de trabalho e aumento da produtividade.
Embora tenha descido duas posições em relação ao ano anterior - 2010-2011/2012- o relatório aponta que avanços têm sido conquistados em vários sectores como a transparência da governação, acesso às novas tecnologias, na qualidade das infra-estruturas dos transportes aéreos e na qualidade do ensino superior.
Cabo Verde está no grupo de Países em transição do nível de competitividade básica-1 para o da eficiência – 2 e continua com o maior nível de crescimento na sub-região e tem boa avaliação em relação as instituições, ao acesso à saúde e ao ensino primário – que são factores básicos de competitividade
Para fazer frente a estes desafios o Governo tem investido na melhoria do ambiente de negócios com o desenvolvimento de produtos e serviços – como a Empresa no Dia, os Licenciamentos do Comercio a Grosso e a Retalho, Licenciamento industrial - para facilitar a vida do cidadão e das empresas.
A superação dos desafios actuais requer o reforço de políticas integradas e transversal, nomeadamente, ensino, formação profissional e empregabilidade e de melhoria de acesso ao financiamento e a racionalização dos processos e modernização da administração pública tendo em vista a melhoria do ambiente de negócios e o aumento da competitividade