- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
Cabo Verde entre os 12 países que mais facilitaram o ambiente de negócios em 2012
Pelo segundo ano consecutivo, Cabo Verde foi classificado no “Doing Business” entre os países que mas introduziram mudanças nas diversas áreas de regulamentação medidas pelo relatório produzido pelo IFC e Banco Mundial.
Os resultados do relatório divulgado hoje foram apresentados pelo secretário-executivo da Unidade de Coordenação da Reforma do Estado-UCRE, Carlos Santos, em evento presidido pelo Primeiro-Ministro e Ministro da Reforma do Estado, José Maria Neves, que contou com a presença de membros do governo e do corpo diplomático, e parceiros da Reforma do Estado público e do sector privado.
O relatório mostra que Cabo Verde progrediu no ranking geral passando de 129 no Doing Business 2011 para 119 no relatório 2012. De acordo com o secretário executivo da Unidade de Coordenação da Reforma do Estado, entre a publicação dos dois relatórios foi efectuada uma correcção dos dados de classificação do ano passado, daí a progressão de 10 pontos.
O relatório Doing Business 2012: Fazendo negócios num mundo mais transparente analisa regulamentos que afectam as empresas nacionais em 183 economias e as classifica em 10 áreas, tais como a resolução de insolvência e comércio entre fronteiras. Os dados do relatório deste ano analisam os regulamentos a partir de Junho de 2010 até Maio de 2011. A classificação agregada da facilidade de fazer negócios expandiu-se para incluir o indicador ‘Obtenção de Electricidade’.
Este ano a classificação de Cabo Verde, reflectiu as medidas implementadas nas áreas registo de propriedade, acesso ao crédito e cumprimento de contratos. Também no novo indicador ‘Obtenção de Electricidade’, o País obteve boa pontuação uma vez que a avaliação é sobre a amplitude de cobertura e não da eficiência do serviço.
O plano de melhoria de ambiente de negócios tem como objectivos específicos colocar a administração pública ao serviço do desenvolvimento, mais próxima dos cidadãos e das empresas, permitindo a melhoria do ambiente de negócios, de modo a facilitar as operações económicas; densificar o tecido económico; gerar mais empregos; diminuir a informalidade e aumentar a competitividade interna e externa.
“A modernização e informatização dos serviços do Estado, ao nível central e municipal, com soluções construídas em parceria com o sector Privado e Sociedade civil, através da forte inovação, utilização das TICs e Capacitação dos RH, têm permitido saltos qualitativos na Administração que deve estar ao serviço de Desenvolvimento, do Cidadão, do Mercado e da Sociedade Cabo-verdiana no geral” reforçou o secretário-executivo da UCRE.
Para além de Cabo Verde o Marrocos, Moldávia, Antiga República Iugoslava da Macedónia, São Tomé e Príncipe, Letónia, Cabo Verde, Serra Leoa, Burundi, Ilhas Salomão, República da Coreia, Arménia e Colômbia, se destacaram no Doing Business 2012.