- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
Por uma cultura da paz UCRE investe na promoção da cidadania
A paz e a tranquilidade de Cabo Verde têm-se mostrado ativos importantes para fomentar o desenvolvimento do País, uma vez que a estabilidade política e a não-violência são pré-condições para atrair o investimento directo estrangeiro, em especial no sector turístico que é um dos grandes potenciais económicos de Cabo Verde.Na última década; Cabo Verde atingiu as primeiras posições nos principais indicadores, destacando-se entre os países mais democráticos do mundo, e com maior estabilidade política em África.
No âmbito da Agenda da Reforma do Estado, a promoção da cidadania é um dos pilares que está a ser desenvolvido com o objectivo de reforçar a coesão social e combater a violência através de ações educativas que valorizam e reforçam a índole pacífica característica do povo cabo-verdiano.
Com o projecto “Cidadania em 1 Minuto”, criado em 2010, a Unidade de Coordenação da Reforma do Estado-UCRE tem desenvolvido ações de sensibilização através da veiculação de spots educativos com ênfase na não-violência.
Na sequência deste projecto, em 2011 foi lançado o “Kit Criança Cidadã”- formado por uma cartilha, lápis de color e mochila - distribuído em escolas de ensino básico e entidades que trabalham com crianças e jovens em ações de sensibilização realizadas nas ilhas de Santiago, São Vicente e Santo Antão.
As acções desenvolvidas pela UCRE têm encontrado amplo apoio na sociedade cabo-verdiana seja através de parceiros como as Nações Unidas, RTC, Ministério da Educação e Desportos, Ministério da Juventude, Emprego e Desenvolvimento de Recursos Humanos, seja da comunidade através das associações que trabalham com crianças e jovens.
O envolvimento de toda a sociedade de forma a tornar a cidadania uma prática corrente é o maior contributo de cidadãos e instituições para construção da nação cabo-verdiana que se quer cada vez mais, uma sociedade de paz e de repúdio a violência, de desenvolvimento social e económico, de partilha e de cidadania efectiva.