- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
Cabo Verde deverá atingir os objectivos de desenvolvimento do Milénio (ODM)
Cabo Verde deverá atingir os objectivos de desenvolvimento do Milénio (ODM) definido pela ONU até 2015, divulgou o AfriqueJet - Afrique Actualité Information.
De acordo com o AfriqueJet, uma pesquisa internacional efectuada em conjunto pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAFD), o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas-(PNUD) e a Comissão Económica da ONU para a África, revela que Cabo Verde “é um dos países africanos que devem atingir os oito objectivos de desenvolvimento do Milénio”.
De acordo com a publicação extraordinário desempenho de Cabo Verde se deve à “forma exemplar de governação de Cabo Verde e as principais opções económicas do País”, apontado como um exemplo de boa governação económica e política em África.
Como resultado das políticas implementadas pelo Governo, no Relatório de Desenvolvimento Humano - 2011, produzido pelo PNUD, o IDH de Cabo Verde subiu 2 pontos chegando a 0,568, o que dá ao País uma posição de 133 entre 187 países com dados comparáveis e uma classificação acima da média regional que é de 0,463 na África Subsaariana.
Recentemente, Cabo Verde destacou-se, internacionalmente, ao nível de melhoria da cobertura vacinal. Todas as estratégias nacionais em curso para o crescimento sustentado, redução da pobreza e inclusão social, têm contribuído, positivamente, para as boas avaliações do Índice de Desenvolvimento Humano. (clique na imagem para ampliar).Da análise dos resultados nos vários indicadores internacionais, constata-se uma progressão equilibrada nos diferentes níveis e indicadores políticos, económicos e sociais, que concorrem para o desenvolvimento do País. Continuamos a progredir de forma estável ao nível do capital humano, institucional, económico e social, mas ainda com fortes constrangimentos e desafios, num quadro de país de rendimento médio baixo
Para fazer face aos novos desafios de competividade, o governo lançou o programa “Mudar para Competir” que tem, entre outros objectivos a racionalização das estruturas e a modernização da administração pública, e a melhoria do ambiente de negócios com vista ao desenvolvimento económico e a inserção na economia globalizada, de forma sustentável.