- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
Papa Francisco - Personalidade do Ano pela Revista Times
O Papa Francisco foi escolhido no dia 11 de Dezembro pela revista Times como Personalidade do Ano 2013.
Nos últimos nove meses o primeiro papa não-europeu, o Papa Francisco de 76 anos de idade, originário da Argentina, teria alterado o discurso da Igreja aproximando-a dos mais de mil milhões de crentes a nível mundial.
O Papa Francisco iniciou vários debates a nível global com particular enfoque na problemática entre ricos e pobres assim como na importância da justiça, transparência e modernidade.
O Papa, também estabeleceu uma comissão de peritos a fim de encontrar formas de melhorar a protecção das crianças e menores.
http://pt.euronews.com/2013/12/11/times-escolhe-papa-francisco-como-personalidade-do-ano/
O desassossego e a revolução da ternura do Papa Francisco
Citações:
" O sonho do discípulo de jesus não é estar cheios de inimigos mas antes que a palavra seja acolhida e manifesta a sua força libertadora e revolucionaria"
" Sonho com uma opção missionária capaz de transformar tudo na igreja e chegar a todos"
" Sonho com sustento para todos, bem como educação, acesso a cuidados de saúde, e especialmente trabalho e salario justo que permita acesso adequado aos outros bens que estão destinados ao uso comum"
" Inclusão social dos pobres e a questão da paz e do diálogo social são as duas questões determinantes do futuro da humanidade".
" Há uma crise antropológica profunda a negação da primazia do ser humanos". " os mais pobres e vulneráveis devem ser primeiros destinatários da acção da igreja e dos sistemas políticos e financeiros"
" O catolicismo tem de assumir um novo dinamismo missionário sobretudo em relação as culturas urbanas" " é obrigação envolver na politica que é uma das formas mais altas da caridade porque busca o bem comum. Trabalhar para o bem comum é dever do cristão, viver entre citadinos promovendo a solidariedade, a fraternidade, o desejo do bem, da verdade e justiça"
" É necessário fazer uma teologia profunda da mulher"
" Muitos de nós estamos desorientados já não estamos atentos ao mundo em que vivemos, não cuidamos e nem guardamos aquilo que Deus criou para todos e já não somos capazes sequer de nos guardar uns aos outros. E enquanto esta desorientação atinge as dimensões do mundo, chega-se a tragedias como aquelas que assistimos ( em lampedusa)".
" Cada um é solidário com o destino da humanidade" " a solidariedade palavra frequentemente esquecida ou silenciada porque é incomoda , quase parece um palavrão".
"Devemos ver no outro não um concorrente ou um numero mas sim um irmão com sentido de responsabilidade fraterna".
" Devemos dizer não a uma economia de exclusão e de desigualdade social" . " globalização de indiferença promove uma economia que mata". " Não podemos ficar tranquilos com a dureza actual da ditadura de uma economia sem rosto".
" Tenho uma confiança vaga e ingénua na bondade dos que tem poder económico e os mecanismos de sacralizados do sistema económico reinante" entretanto " os excluídos continuam a espera".
" Há uma ditadura de uma economia sem rosto, sem objectivo verdadeiramente humano que reduz o ser humano apenas as suas necessidades de consumo"
" Estes desequilíbrios provem de ideologias que defendem uma autonomia absoluta dos mercados e da especulação financeira. Negam o direito do controlo dos Estados, encarregados de velar pela tutela do bem comum e tendem a devassar tudo para aumentar os benefícios do mercado divinizado"
" Enquanto os lucros de poucos crescem exponencialmente, os da maioria situam-se cada vez mais longe do bem estar daquela minoria feliz"
" Viver como se fossemos bolas de sabão : estas são bonitas mas não são nada, são pura ilusão do fútil provisório"
Papa Francisco - Personalidade do Ano
http://www.vatican.va/evangelii-gaudium/po/index.html