- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
Uma Caboverdiana que faz a diferença na construção do País
Batalhadora, Guerreira, um Diamante lapidado por Deus esta MULHER INCOMUM que desafiou sua transitoriedade,guerreira tenaz, que transforma sonhos em realidade.
Com Amor e dedicação, pelo que faz, a solidariedade e o seu trabalho, gravarão seu nome na História da Mulher Cabo-verdiana e dos todos aqueles que sofrem de necessidades especiais.
Hoje a nossa homenagem vai especialmente à DRA TERESA MASCARENHAS - Presidente da Associação Acarinhar - Casa da Patrícia
Empenhada em ajudar as crianças que sofrem de paralisia cerebral, a Associação Acarinhar Casa da Patrícia, foi fundada no dia 15 de Abril de 2007, e tem como principal objectivo ajudar estas crianças com a inclusão social, pois são merecedoras com os mesmos direitos que os outros cidadãos.
A Associação acolhe estas crianças na faixa etária de 0 aos 22 anos, com o apoio de funcionários e voluntários capacitados, com sessões de fisioterapia, dança, música, arte, passeios, colonias de férias, carnaval, acompanhamento domiciliar para dar orientação as famílias necessitadas.
Apesar de algumas dificuldades financeiras, algumas instituições Público – Privadas, já abraçaram a causa e garantiram apoiar, afirmou com alegria e satisfação.
Destacam-se o Governo, onde o Primeiro-ministro de Cabo Verde declarou que o ano de 2014 seja um ano de Solidariedade, e apoia com um subsídio de 680 contos.
A coordenadora defendeu a necessidade das Instituições Público - Privadas desenvolverem programas de educação, prestando informação às pessoas sobre esta situação.
A Dra. Teresa, lembrou que “as crianças com deficiência são também o futuro do país e, sendo-o, nós, os adultos, temos a obrigação de preparar convenientemente esse futuro, proporcionando-lhes as condições necessárias para que não sejam maltratadas, discriminadas, oprimidas, abandonadas, nem vítimas de qualquer tipo de abuso”, tendo como principal apoio a família, amigos e de toda a sociedade civil e convida-os a encararem com seriedade os desafios inerentes ao futuro das crianças com paralisia cerebral.
Os estudos realizados revelam que em Cabo Verde, apontam para 1500 o número de crianças portadoras da paralisia cerebral, sendo 500 só em Santiago, mas que até agora só foram localizadas 220.
A meta é alargar o projecto para todo o país em meados de 2015, o que permitirá que todos conheçam a importância e as vantagens da inclusão destas crianças na sociedade e pediu uma atenção especial para as crianças com esta deficiência para que os familiares não se sintam desamparados.
A coordenadora do projecto lamentou a falta de ocupação de muitas destas crianças no país e defendeu que podiam ser encaminhadas para tratamento e enquadradas em pequenas actividades didácticas que ajudem ao seu desenvolvimento psicológico, e apela por mais apoio técnico.
A este projecto a Dra. Teresa, promete dedicar toda a sua vida, e que para ela cada sorriso de uma criança é um grande ganho.
A Reforma do Estado deseja-lhe toda a força, coragem e determinação para dar continuidade ao projecto engrandecendo-lhe e alargando-o para todo o território nacional e para todas as crianças necessitadas.