- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
Cabo Verde entre os dez melhores destinos turísticos nos próximos dez anos
Segundo a instituição World Travel and Tourism Council (WTTC), Cabo Verde está entre os dez países do mundo com maior perspectiva de crescimento a longo prazo, referindo-se o estudo ao período entre 2014 a 2024.
Este estudo está a ser citado está a fazer eco em várias revistas especializadas, sobretudo de língua inglesa, sob o título «Cape Verde on the brink of a tourism boom», traduzido: «Cabo Verde à beira de um “boom” turístico».
De acordo com estas publicações os investimentos feitos pelos vários operadores turísticos já começam a dar o seu fruto, sendo que o país está a transformar-se, gradualmente, num destino turístico de eleição, sendo conhecido na Europa como o “Caribe Europeu”, pela preferência que tem merecido dos turistas europeus e em referência às suas belas praias de areia branca e clima ameno o ano todo. E ainda por cima a poucas horas do “Velho Continente”.
Os números do crescimento do turismo em Cabo Verde, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas, suportam o relatório da WTTC, que coloca Cabo verde entre os dez melhores destinos turísticos do futuro, e comprovam um aumento firme e gradual do nosso turismo, de 200 a esta parte, em mais de 115%. E a mais ainda, a expectativa é que o número de turistas que visitam Cabo Verde, já em 2014, atinja a barreira de 1 milhão de visitantes. “Cabo Verde está é certamente um destino apelativo para o futuro e um sonho para os investidores.
Para além do clima e das praias, o relatório em questão assume como pontos atractivos a estabilidade política e social, a distância, como já mencionáramos, e o fuso horário de apenas uma hora em relação à hora universal evitando o “jet lag”.
Continuando com as previsões optimistas, o relatório da WTTC realça o impacto do turismo na economia nacional, sendo que em 2013 o sector contribuiu com 16,2% do PIB e espera-se que até 2024 os números atinjam os 20%. Estes números suportam ainda mais a conclusão da referida organização que coloca Cabo Verde no 40º posto entre 184 países, em termos de perspectiva de crescimento do sector em 2014, e num “impressionante 10º lugar no que se refere à perspectiva de crescimento a longo prazo, mais precisamente para a próxima década.
Analisando o impacto positivo do turismo ao nível do emprego, o artigo citado considera que em 2014 espera-se que 23,3% do total de emprego no país, esteja directamente ligado aos investimentos turísticos, o que corresponde a 64 mil postos de trabalho, sendo que em 2013 eram 32 mil postos.
Os novos investimentos recentemente anunciados e lançados no país, entre os quais algumas das mais prestigiadas cadeias hoteleiras mundiais e a perspectiva de alguma retoma da actividade turística em ilhas como o Sal e a Boa Vista corroboram esta previsão positiva, como aliás refere o artigo da WTTC.
Leia ainda os textos relacionados: Novos empreendimentos turísticos no Sal trazem mais emprego; Sinais de retoma de investimento externo são encorajadores; Standard & Poors mantém o rating de Cabo Verde em “B/B” com perspectiva Estável).