- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
PM propõe reflexão sobre “lentidão dos serviços da Administração pública
O Primeiro-Ministro, José Maria Neves, enalteceu o papel da administração pública no desenvolvimento do país, considerando-a um “pilar importantíssimo” no desenvolvimento do país, aproveitando ainda a ocasião para lançar “algumas notas” sobre o que importa melhorar em termos de performance, nomeadamente a tão propalada “morosidade” e lentidão nas respostas aos cidadãos por parte de determinados serviços.
O Primeiro-Ministro presidiu no dia 23 de Junho, o acto de abertura do Fórum «Administração da Transformação», que decorre esta segunda-feira, na cidade da Praia, tendo aproveitado a ocasião para lançar alguma reflexão sobre o estado e q qualidade da nossa administração pública.
Na sua intervenção, José Maria Neves realçou o papel da administração pública como “um pilar estratégico do processo de desenvolvimento do país, considerando que “temos sido bons”, mas é chegada a hora de “darmos o salto”, em termos de qualidade e eficácia dos serviços, por forma a tornar mais competitivo o país.
Segundo o Chefe do Executivo, se é certo que tem havido melhorias consideráveis com as várias reformas em curso e/ou já implementadas, e em especial com a introdução das novas tecnologias de informação, que vieram revolucionar a forma como a nossa administração publica se relaciona com o público, ainda é preciso melhorar vários aspectos e que tem a ver, sobretudo com a morosidade e lentidão de alguns serviços e atendimento.
Em jeito de reflexão, Neves considerou que isso tem a ver com o que considera uma “excessiva segmentação” dos serviços, aliada a uma “reduzida capacidade de coordenação”. O desafio é, aponta, responder às demandas das pessoas e instituições de forma mais rápida e em tempo certo, em suma, seguindo as lições de“fazer as coisas certas no tempo certo”.
De referir que, logo após a intervenção do Primeiro-Ministro, foi apresentado, na presença do Chefe do governo, o Relatório das Liberdades Económicas 2014, produzido pela Heritage Foundation, e que coloca Cabo Verde no Top 20 do ranking das Liberdades económicas, na categoria dos melhores reformadores com uma subida de 16,4 pontos nos últimos 20 anos.
E também a apresentação sobre a Experiência de Modernização Administrativa Cabo-verdiana e as novas tendências internacionais pela Profª. Dra. Maria Manuel Leitão.
Ouça através do seguinte link: https://soundcloud.com/primeiro-ministro/pm-forum-de-administracao-23-06-14wav, a intervenção, sob improviso, do Primeiro-Ministro na abertura do referido fórum.
Apresentação Dra. Maria Leitão