- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
A Exposição -O Legado de Amílcar Cabral - Escola Secundaria Amílcar Cabral
O Gabinete do Ministro da Reforma do Estado e a UCRE – Unidade de Coordenação da Reforma do Estado, em parceria com o Liceu Amílcar Cabral (LAC) em Assomada, e juntos pelo exercício da cidadania, realiza desde do dia 22 à 27 uma Exposição, “O Legado de Amílcar Cabral ”, no auditório do Liceu.
Do acto solene destacamos algumas ideias base que foram partilhadas pelo Director do Liceu, Pedro Tavares que apelou, para que Amílcar Cabral seja referência de cada aluno do Liceu Amílcar Cabral, pois é necessário enriquecer a cultura geral com as várias dimensões de Cabral apresentadas.
A exposição, vem demostrar o quanto Cabral foi um homem desprendido de valores materiais, colocando o foco da sua acção na valorização do bem-estar de todos, rejeitando as mordomias para dar seu contributo a ideia de construção de um Cabo Verde e Guiné livres.
O Director, chama atenção aos jovens, para a questão da valorização “do ser em lugar de o ter e serem amigos do saber " e, procurarem ser bons cidadãos, abraçando a causa, contribuindo para o desenvolvimento do país.
Entretanto, o Delegado Ministério de Educação e Desporto – Santa Catarina – Francisco Fernandes, considerou uma grande iniciativa partilhar com os estudantes, professores e comunidade educativa do país, o pensamento de Amílcar Cabral, mormente no caso do LAC, tendo este como seu patróno.
Para ele o Lema: “Pensar para agir e agir para poder pensar”, é mais de que uma orientação metodológica, é uma atitude, no processo de construção no nosso pensamento.
É também um desafio aos nossos jovens líderes, professores, no sentido de caminhar e actuar de acordo com os pensamentos de Cabral.
Expor Amílcar Cabral é renovar o seu pensamento, reviver suas ideais, suas acções e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dos desafios sociais.
Neste sentido, Francisco Fernandes apela aos jovens para aproveitarem a exposição e inspirar naquilo que de melhor a nossa cultura pode oferecer.
Lançou o desafio de organizar e mobilizar recursos para a criação de um Centro de Documentação e Comunicação Amílcar Cabral, no LAC.
Em representação da organização, Carlos Santos – Secretario Executivo da Reforma do Estado, salientou, que a Exposição, procura resgatar os pensamentos de Amílcar Cabral, reforçar a cidadania e desafiar cada um de nós a ser um Cabral no processo de transformação do país.
Para além do objectivo primordial da promoção dos valores básicos da libertação e desenvolvimento, a exposição pretende dar a conhecer, explorar e aprofundar os pensamentos de Cabral, nas suas várias dimensões e factores de vida.
A ideia é que cada um de nós, deva ser parte do processo de desenvolvimento, conhecer os seus direitos e deveres, afim de, na sua especificidade e possibilidades aportar os seus contributos na sociedade.
Carlos Santos, apela aos professores para mobilizarem os alunos a visitar a exposição e realizar trabalhos específicos sobre o pensamento de Cabral, enquanto poeta, líder de movimento, cientista, antropólogo, diplomata e demais dimensões aqui enfatizadas.
A UCRE, apoia a ideia de criação do Centro de Documentação e Comunicação Amílcar Cabral e disponibiliza-se para apoiar o Liceu Amílcar Cabral na montagem, desenvolvimento e implementação de todo o projecto.