- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
Comemora-se hoje, dia 25 de maio, "o Dia de África"
A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 25 de maio como o Dia da África ou o Dia da Libertação da África. Instituída para incentivar a cooperação entre todos os países africanos e o bom relacionamento entre e todas as outras regiões do mundo, esta data transformou-se progressivamente também numa ocasião de afirmação do combate dos povos do Continente Africano pela liberdade, pela paz e pelo desenvolvimento.
Carlos Lopes, representante da Comissão Económica das Nações Unidas para África, exalta o bom momento da África em palestra.
Em geral, quando se fala sobre o continente africano, o tom é negativa e pessimista. Mas esse não é o único jeito de olhar para a região. Durante fala em evento do Instituto Lula, na última quinta (23), Carlos Lopes, mostrou que a África tem muito a oferecer para o mundo. Veja a seguir 11 fatos positivos que você não sabia sobre a África.
1. Tem uma inflação média abaixo dos 7% (Fonte: African Development Bank Group )
2. O PIB (Produto Interno Bruto, indicador que mede as riquezas produzidas) cresce a uma taxa de 5% ao ano desde 2000 (Fonte: African Development Bank Group ).
3. É o segundo maior mercado de telefonia móvel do mundo: 80% da população tem acesso a celulares (Fonte: African Development Bank Group).
4. A epidemia de ebola foi muito menor do que se previa: o Centro de Controle de Doenças dos EUA falava em até um milhão de casos em janeiro de 2015. Foram apenas 19 mil, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) .
5. É a região que mais cresce no mundo.
6. Tem uma classe média considerável: são 350 milhões de pessoas, 34% da população (Fonte: African Development Bank Group).
7. Em vários países, há uma alta proporção de mulheres no Congresso: Ruanda (65%), Ilhas Seychelles, Senegal e África do Sul, (mais de 40%). (Fontes: African Development Bank e Le Monde )
8. O principal parceiro comercial do continente são os Estados Unidos, para onde vão 12% de suas exportações. O Brasil é destino de 3% do que é produzido na África. (Fonte: African Development Bank Group )
9. No Quênia, 30% do PIB é fonte de transações feitas pelo telefone celular, recorde mundial (Fonte: Le Monde) .
10. Sete países africanos estão entre as economias que mais cresceram no mundo entre 2010 e 2015 (Fonte: Ernest & Young ).
11. O investimento direto estrangeiro na África cresceu cinco vezes desde o ano 2000. Hoje é de US$ 50 bilhões anuais. (Fonte: African Development Bank Group)
Assista à palestra completa de Carlos Lopes no evento promovido pelo Instituto Lula: http://www.institutolula.org/11-fatos-positivos-sobre-a-africa-que-voce-nao-conhecia
“ Temos de desenvolver a nossa razão e sabedoria, enriquecer cada dia mais o nosso espírito”
“ Muitos pensam que ser africano é vestir o bubu ou usar panos. Isso são tretas, camaradas. Nós somos da Africa onde usam bubus e panos. Se quiserem usa-los, usemo-los porque são nossos e quando os vestirem não sintam vergonha de ninguém. O Pano é muito bonito, o Bubu é muito bonito, mas não são melhores de outras roupas.”
“ Africanos que se prezam são os que são capazes de dar a sua vida pela Africa e defendem os interesses do povo africano perante de quem for, esses é que são verdadeiros africanos”
Amílcar Cabral