- Democracia e Cidadania
-
- Enquadramento
- Constituição da República
- Símbolos da Nação
- Estado e Promoção da Cidadania
- Declaração dos Direitos Humanos
- Projecto Cidadania 1 Minuto
- Guia do Cidadão Eleitor
- Cartilha da Criança Cidadã
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Fórum Cidadania e Cultura da Paz
- Relatório "Cidadania em 1 Minuto"
- Filmes "Cidadania em 1 Minuto"
- Reforma do Sistema Político
- Gestão do Território
- Descentralização
- Justiça
- Segurança
- Transparência
-
- Estratégias
-
- Enquadramento
- Prog. Gov Legisl. 2006-2011
- Prog. Gov.VIII Legisl. 2011-2016
- Mudar para Competir
- Grandes Opções Plano 2002-2005
- Agenda da Reforma do Estado
- Crescim. e Redução da Pobreza II
- Concept paper Parc. Especial UE
- Parc. Especial CV-União Europeia
- Quadro Estr. Parc. Especial CV-UE
- Projeto Improving Business
- Adesão à OMC
- PLPR Perspectivas IIIº Fase
- Plano de Acção Nac.M. Ambiente
- Estado da Nação 2008
- Estratégia de Protecção Social
- Estudo Mercado de Emprego
- Política Energética
- Política Nacional de Saúde
- Agência Desenv. Emp. e inovação
- Plano Estratégico da Justiça
- Relatório OE 2012
-
PM destaca papel do Estado ao discursar no Fórum “Reforma do Estado e Competitividade"
Ao fazer o discurso de abertura do Fórum, o Primeiro-Ministro; José Maria Neves; enfatizou o papel do Estado como regulador e garantidor das liberdades e garantias do cidadão; e comprometido em criar uma nova dinâmica no relacionamento com os cidadãos e as empresas.
“O Governo tem, desde 2001, tomado fortes medidas com vista a estimular a economia nacional, promover o aumento do tecido empresarial nacional, para manter o equilíbrio fundamentais da economia e promover um ambiente favorável de negócios com vista a conseguir maior coesão e justiça social”, salientou o Primeiro-Ministro.
José Maria Neves destacou as muitas medidas já tomadas e novas iniciativas que serão tomadas no quadro do Orçamento de 2010 para aumentar a competitividade do país., dentre elas a eliminação da taxa "Ad valorem" aos emolumentos aplicados em actos de registos e notariado e da dupla tributação, ou ainda as mudanças nos escalões do IUR ou isenção do imposto de selo para os empréstimos habitacionais de valores até os 7 mil contos.
De acordo com o Primeiro-Ministro “todas estas medidas, que associadas a outras já tomadas e que estão a ser aplicadas, pretendem melhorar o rendimento das famílias” e somam-se a programas como o "Casa para Todos", e acções como a isenção do imposto de selo para os empréstimos para a formação superior.
Ao sublinhar o compromisso do Governo com a melhoria do ambiente de negócios tendo em vista aumentar a competitividade do país, José Maria Neves destacou a medida anunciada de isentar as empresas formadas por jovens do pagamento do IUR nos primeiros três anos de existência, uma proposta da Associação de Jovens Empresários Cabo-verdianos.
No quadro das negociações com a PROMITUR, o Governo decidiu acatar algumas propostas da associação e promete "ir mais além". Segundo o Primeiro-Ministro os muitos investimentos nas infra-estruturas, as várias reformas já encetadas, como a "Casa do Cidadão", "Empresa no Dia", entre outras, têm permitido resultados visíveis como um aumento do número de empresas em 58% desde 2001.